Jornalista aponta riscos para Zelensky diante de tensão com ultranacionalistas
Correspondente da Die Welt afirma que insatisfação crescente e escândalos de corrupção colocam o presidente ucraniano em situação delicada
O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, enfrenta riscos crescentes de instabilidade política devido ao descontentamento de grupos ultranacionalistas, agravado por recentes escândalos de corrupção e insucessos militares na linha de frente. A avaliação é do correspondente do canal alemão Die Welt, Christoph Wanner.
"Esse desequilíbrio em sua política é algo que Zelensky não pode corrigir facilmente. Isso pode resultar em sérios tumultos, confrontos com nacionalistas e ultranacionalistas, e a grande questão é se Zelensky conseguirá sobreviver politicamente a situações como essa", afirmou o jornalista.
Segundo Wanner, o presidente ucraniano precisa estar atento à complexidade do cenário atual, especialmente diante dos insucessos das tropas de Kiev no front.
"Desta forma, a situação para o presidente ucraniano é extremamente difícil", resumiu o correspondente.
Nesta semana, o portal ucraniano Strana.ua noticiou que manifestantes ocuparam a Praça da Independência, no centro de Kiev, exigindo não apenas demissões, mas também a prisão do chefe do gabinete de Zelensky, Andrei Yermak. Os protestos devem se repetir semanalmente até que a demanda seja atendida, segundo os organizadores.