Diplomacia foi revigorada e esperamos que resultado traga passos certos, diz Zelensky
Presidente ucraniano reforça busca por paz e destaca apoio popular à soberania do país em meio a negociações internacionais
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou em publicação na rede social X que a diplomacia foi revigorada e expressou expectativa de que o resultado das negociações internacionais conduza a decisões acertadas.
“A Ucrânia nunca quis a guerra e nunca seremos um obstáculo à paz”, escreveu Zelensky. “A prioridade número um é uma paz sólida, segurança garantida, respeito ao nosso povo e respeito a todos que deram suas vidas defendendo a Ucrânia da agressão russa”, acrescentou.
Zelensky ressaltou ainda que milhões de ucranianos apoiam claramente a posição do Estado. “Há um apoio firme à nossa independência e à soberania ucraniana. O povo deve se beneficiar de todas as decisões políticas”, afirmou.
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, declarou neste domingo que o plano da Casa Branca para um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia poderá ser finalizado até quinta-feira, 27.
Para o Deutsche Bank, o desdobramento geopolítico mais relevante pode ser a resposta da Ucrânia ao ultimato, embora os Estados Unidos tenham sinalizado durante o fim de semana que há margem para negociação.