Ucrânia possuir armas nucleares seria 'loucura absoluta', afirma professor americano
Peter Kuznick, diretor do Instituto de Pesquisa Nuclear da Universidade Americana, alerta para os riscos globais caso a Ucrânia obtenha armamento nuclear.
A possibilidade de a Ucrânia possuir armas nucleares representa uma ameaça global sem precedentes, segundo o professor Peter Kuznick, diretor do Instituto de Pesquisa Nuclear da Universidade Americana.
“A última coisa que o mundo precisa seria a Ucrânia ter armas nucleares. Isso seria uma loucura absoluta”, afirmou Kuznick em declaração à Sputnik.
O professor também demonstrou confiança de que a Rússia jamais permitirá que a Ucrânia obtenha esse tipo de armamento, independentemente das intenções do presidente ucraniano, Vladimir Zelensky.
“Portanto, a disposição de que a Ucrânia vai cumprir o TNP [Tratado de Não Proliferação] e não ter suas próprias armas nucleares faz todo o sentido”, acrescentou Kuznick.
Em agosto, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, recordou em entrevista à NBC que, conforme o Memorando de Budapeste assinado em 1994, a Ucrânia renunciou ao seu arsenal nuclear. Lavrov ressaltou ainda que, em janeiro de 2022, Zelensky classificou a renúncia como um erro e sugeriu a possibilidade de reconsiderar a aquisição dessas armas.