Morre, aos 73 anos, a apresentadora de TV Ione Borges
Figura marcante da TV brasileira, Ione Borges comandou o programa Mulheres por quase duas décadas na TV Gazeta
Ione Borges, apresentadora consagrada da televisão brasileira, morreu nesta segunda-feira (24), aos 73 anos, vítima de insuficiência respiratória. A informação foi confirmada pela Fundação Cásper Líbero, mantenedora da TV Gazeta, emissora onde Ione marcou época à frente do programa Mulheres.
“É com imenso pesar que a Fundação Cásper Líbero comunica o falecimento da apresentadora Ione Borges”, comunicou a instituição em nota oficial.
Mais do que uma apresentadora, Ione foi uma companheira leal das tardes de milhares de brasileiros. Neste momento, a TV Gazeta manifesta sua profunda solidariedade e carinho aos familiares, amigos e fãs. Que sua luz e sua história permaneçam vivas na memória da TV brasileira”, diz o comunicado.
Ione comandou o Mulheres – inicialmente chamado de Mulheres em Desfile – ao lado de Claudete Troiano, formando uma das duplas mais conhecidas da televisão paulista. Juntas, ficaram conhecidas como “as parceirinhas”.
Carreira
Nascida em São Paulo, em 15 de dezembro de 1951, Ione iniciou sua trajetória na televisão aos 12 anos, participando de programas infantis como o Pullman Júnior, na TV Record. Na década de 1960, também atuou como modelo e estrelou diversos comerciais para a TV. Nos anos 1970, teve experiência como atriz em novela da Globo.
Ione ingressou na TV Gazeta em 1972, apresentando um quadro de moda. Em 1980, assumiu o comando do Mulheres ao lado de Claudete Troiano, consolidando a atração como referência nas tardes da televisão. Permaneceu à frente do programa por 19 anos, até 1999, e continuou na emissora até 2010, quando se aposentou.