USP abre inscrições para ingresso em 2026 com nota do Enem; confira o passo a passo
Universidade de São Paulo oferece 1,5 mil vagas para quem pretende ingressar nos cursos de graduação utilizando a nota do Enem 2025. Inscrições vão até dezembro, com taxa de R$ 11.
A Universidade de São Paulo (USP) abriu, ao meio-dia desta segunda-feira (24), as inscrições para candidatos interessados em ingressar nos cursos de graduação da instituição em 2026 por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O cadastro deve ser realizado até o dia 19 de dezembro, exclusivamente pelo site da Fuvest. A taxa de inscrição é de R$ 11.
O Enem-USP é uma alternativa para quem deseja estudar na universidade sem prestar o vestibular tradicional da Fuvest, cuja primeira fase foi aplicada neste domingo (23).
Desde o processo seletivo do primeiro semestre de 2023, a USP adota um sistema próprio, substituindo o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para selecionar estudantes com base na nota do Enem. A mudança ocorreu devido à diferença no início das aulas entre os aprovados pela Fuvest e os ingressantes via Sisu.
Podem participar do Enem-USP estudantes que já concluíram ou vão concluir o ensino médio em 2025, além de portadores de diploma de curso superior reconhecido. É obrigatório ter realizado o Enem 2025 como candidato regular.
No total, serão ofertadas 1,5 mil vagas em cursos de graduação. Do total, 684 vagas são para ampla concorrência, 512 destinadas a egressos de escolas públicas e 304 reservadas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. A divulgação da lista de convocados na primeira chamada regular está prevista para 23 de janeiro de 2026.
Entre os cursos mais disputados, Medicina ofertará 44 vagas pelo Enem-USP: 23 para São Paulo, 13 para Ribeirão Preto e 8 para Bauru. Direito terá 75 vagas disponíveis: 62 em São Paulo e 13 em Ribeirão Preto.