INFRAESTRUTURA URBANA

Vice-prefeito destaca obras em encostas como símbolo de proteção de vidas em Maceió

Vale do Reginaldo tem cinco obras de encostas concluídas e outras quatro em andamento

Publicado em 24/11/2025 às 16:53
Cunha vistoriou trabalhos e falou com a imprensa sobre os serviços. Felipe Sóstenes/ Ascom GVP

"Proteção de vidas". Foi assim que o vice-prefeito e titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura de Maceió (Seminfra), Rodrigo Cunha, definiu o trabalho de contenção definitiva de encostas na capital alagoana.

Ao todo, são sete obras desse tipo, sendo quatro apenas no Vale do Reginaldo, no bairro do Poço, onde ele conversou com a imprensa nesta segunda-feira (24) sobre as ações realizadas ao longo dos últimos cinco anos da gestão do prefeito JHC.

A encosta vistoriada pelo titular da Seminfra está com 90% dos serviços concluídos, incluindo a aplicação da tecnologia de solo grampeado e sistemas de drenagem.

“Para se ter ideia da importância disso, nesse longo período, não registramos uma morte sequer por desmoronamento ou deslizamento de encosta. Porque a decisão não é remediar, mas prevenir. Aqui, temos uma localidade onde há casas tanto acima quanto abaixo da encosta, e esse trabalho traz segurança e tranquilidade à população. Já investimos mais de R$ 40 milhões somente aqui no Reginaldo, para garantir o melhor para quem mora em áreas de risco por toda Maceió”, afirmou Rodrigo Cunha.

Serviços estão adiantados em mais uma encosta no Vale do Reginaldo. Foto: Felipe Sóstenes/ Ascom GVP
Serviços estão adiantados em mais uma encosta no Vale do Reginaldo. Foto: Felipe Sóstenes/ Ascom GVP

Além das intervenções em andamento no Vale do Reginaldo, outras obras estão sendo executadas na Rua Princesa Diana, no São Jorge; no Mirante São Rafael, no Jacintinho; e no Conjunto João Sampaio (dentro do Parque Municipal), no Petrópolis.

Recentemente, também foi concluída a contenção de mais uma encosta na Chã de Bebedouro. No Vale do Reginaldo, a Prefeitura de Maceió, por meio da Seminfra, já entregou cinco pontos de encostas, sendo duas obras de contenção definitiva e três de proteção.

Solo grampeado

O solo grampeado é uma técnica de reforço que aumenta a resistência e a estabilidade dos terrenos inclinados. Os sistemas de drenagem complementam a estrutura, auxiliando na remoção do excesso de água do solo e garantindo maior estabilidade às encostas.

Nos últimos anos, a Prefeitura de Maceió entregou 38 obras em encostas em diferentes comunidades, sendo 25 pontos de proteção (com impermeabilização do solo e aplicação de geocomposto de PVC) e 13 pontos de contenção definitiva.