Governo reafirma compromisso com meta fiscal para 2025, diz Dario Durigan
Secretário-executivo da Fazenda destaca confiança nas equipes e avanço na recomposição fiscal; arrecadação segue em alta e espaço fiscal permanece restrito
O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, afirmou que o governo está comprometido em cumprir a meta de resultado primário em 2025. “Isso nos dá muito orgulho, nos inspira muita confiança nas equipes que têm trabalhado. E, mais uma vez, a gente recoloca o Brasil na linha da recomposição fiscal, que é muito importante”, declarou Durigan durante coletiva sobre o Relatório Bimestral de Avaliação de Receitas e Despesas, referente ao 5º bimestre.
O secretário destacou ainda que, apesar dos desafios impostos pela política monetária restritiva, a arrecadação federal está em conformidade com o projetado. “Temos visto um aumento real de 4% na arrecadação em 2025, tomando como base 2024, quando já tivemos um aumento de quase 10% real”, ressaltou.
Durigan reforçou que, assim como já havia mencionado o secretário-executivo do Ministério do Planejamento, a equipe econômica não está abrindo espaço fiscal neste momento. “Não estamos abrindo espaço fiscal. Estamos compensando o resultado das estatais”, explicou.