Trump lança 'Missão Gênesis' para impulsionar recursos científicos e inteligência artificial nos EUA
Ordem executiva prevê maior mobilização federal desde o programa Apollo e busca acelerar descobertas por meio de IA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta segunda-feira, 24, uma ordem executiva que determina aos laboratórios nacionais a criação de uma plataforma de inteligência artificial (IA) voltada para acelerar descobertas científicas e de engenharia.
Denominada Missão Gênesis, a iniciativa foi classificada pelo diretor do Escritório de Política de Ciência e Tecnologia da Casa Branca, Michael Kratsios, como “a maior mobilização de recursos científicos federais desde o programa Apollo”.
De acordo com a ordem, a Missão Gênesis é “um esforço nacional dedicado e coordenado para desencadear uma nova era de inovação e descobertas aceleradas por IA, capaz de resolver os problemas mais desafiadores deste século”.
“Neste momento crucial, os desafios que enfrentamos exigem um esforço nacional histórico, comparável em urgência e ambição ao Projeto Manhattan, que foi fundamental para nossa vitória na Segunda Guerra Mundial e serviu como base crítica para a fundação do Departamento de Energia (DoE) e seus laboratórios nacionais”, destacou a Casa Branca.
A medida integra a implementação do 'Plano de Ação de IA da América', também assinado por Trump neste ano, que reconhece a necessidade de investir em inteligência artificial para acelerar o avanço científico nos Estados Unidos e garantir liderança na corrida tecnológica global.