Queda de granizo afeta mais de 34 mil pessoas em Erechim
Prefeitura decreta situação de emergência; 189 pessoas ficaram feridas e escolas seguem com aulas suspensas
Mais de 34 mil pessoas foram impactadas por uma intensa queda de granizo no município de Erechim, no norte do Rio Grande do Sul, na tarde deste domingo (23). A Prefeitura decretou Situação de Emergência em todo o município.
Até o momento, 189 feridos foram atendidos em hospitais e unidades de pronto atendimento. Os danos atingiram residências, escolas, unidades de saúde, vias públicas e edificações privadas.
Notícias relacionadas:
- Chuvas e ventos fortes voltam a causar estragos em cidades do RS.
- Chuvas e ventos causam estragos em diversos municípios paulistas.
De acordo com o governo estadual, 21 escolas estaduais de Erechim foram afetadas pela queda de granizo. As aulas seguem suspensas nesta terça-feira (25) nas escolas municipais, estaduais e também nas instituições privadas com vagas compradas pelo município.
O governo do Rio Grande do Sul autorizou o repasse de R$ 1,5 milhão ao município. Os recursos serão destinados à compra de telhas para famílias em situação de vulnerabilidade atingidas pelo granizo.
Segundo o Centro de Monitoramento da Defesa Civil (CMDEC), a queda de granizo foi provocada pela atuação de uma área de baixa pressão, combinada ao calor e à umidade na região. Três alertas foram emitidos pela Defesa Civil estadual com foco no município.
Uma equipe da Defesa Civil do estado está em Erechim, acompanhando e realizando o levantamento da situação para providenciar novos auxílios, caso necessário.