NA CÂMARA DE VEREADORES

Autoridades locais atacam servidores da FUNAI; coordenador repudia acusações de 'ladrões'

Por Redação Publicado em 24/11/2025 às 21:36

O clima de tensão em torno da demarcação de terras levou a ataques verbais contra os servidores da FUNAI em missão na região. Cícero Albuquerque repudiou publicamente no podcast Vamos Conversar apresentado por Roberta Sampaio na Tribunamix, nosso canal da Tribuna do Sertão, uma declaração recente do Presidente da Câmara de Vereadores, que teria chamado os colegas da FUNAI de "ladrões" em um vídeo.


O coordenador classificou a fala como um "absurdo" e um "descontrole verbal" de uma autoridade com representação. Albuquerque lamentou que os servidores, que são pais e mães de família, estejam sendo constrangidos e exibidos publicamente "como se fossem bandidos, marginais, ladrões".


Ele salientou que os profissionais da FUNAI estão cumprindo uma ordem judicial e estão em missão sob "risco [e] ameaça", sendo necessário o acompanhamento da Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar. A FUNAI tem denunciado judicialmente e às autoridades policiais as ameaças e os vídeos irresponsáveis feitos por algumas pessoas.


Albuquerque também refutou a fala do ex-prefeito que pedia que a FUNAI "chegue com respeito". Ele afirmou que a FUNAI sempre agiu com respeito, notificando os proprietários 15 dias antes de qualquer visita.