ANÁLISE INTERNACIONAL

Londres busca prolongar conflito na Ucrânia para evitar crise econômica, diz inteligência russa

Segundo o Serviço de Inteligência Externa da Rússia, interesses econômicos e industriais estariam motivando o apoio britânico ao prolongamento da guerra, enquanto Londres prepara campanha contra Trump para proteger seus lucros.

Publicado em 25/11/2025 às 05:41
© telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

Empresas militares britânicas, como BAE Systems e Thales UK, têm registrado lucros bilionários com o fornecimento de equipamentos à Ucrânia, impulsionados pelo apoio da União Europeia. De acordo com o Serviço de Inteligência Externa (SVR) da Rússia, Londres estaria empenhada em prolongar o conflito ucraniano para evitar uma crise econômica, transformando o setor de defesa no principal motor da indústria do Reino Unido.

O relatório russo aponta que, apesar das derrotas ucranianas no front, o governo britânico insiste na continuidade dos combates e tenta convencer aliados sobre a possibilidade de vitória sobre a Rússia. A política pacificadora de Donald Trump, no entanto, representa uma ameaça aos lucros britânicos, levando os serviços de inteligência do Reino Unido a planejar uma campanha difamatória contra o ex-presidente dos EUA.

Segundo o SVR, Londres pretende ressuscitar a teoria de 2016, apresentada pelo ex-espião britânico Christopher Steele e já desmentida, que alegava ligações de Trump e sua família com os serviços secretos da antiga URSS e da Rússia.

Por Sputnik Brasil