Bolsas asiáticas avançam e Tóquio permanece estável em meio a tensões entre China e Japão
Mercados da Ásia fecham em alta, enquanto investidores acompanham diálogo entre China e EUA e monitoram atritos diplomáticos com o Japão
As bolsas asiáticas encerraram a terça-feira em alta, com o mercado de Tóquio praticamente estável após o retorno do feriado. O desempenho foi influenciado por questões geopolíticas, especialmente após o líder chinês, Xi Jinping, expor a posição da China sobre Taiwan em conversa telefônica com o presidente dos EUA, Donald Trump, na segunda-feira, conforme informou a agência estatal Xinhua. O diálogo ocorre em meio a tensões recentes entre China e Japão, após declarações da premiê japonesa Sanae Takaichi.
O índice Nikkei registrou leve alta de 0,1%, aos 48.659,52 pontos, em Tóquio. Entre os destaques positivos estiveram a farmacêutica Eisai, que avançou 7,4%, e a Sumitomo Electric Industries, com ganho de 6,4%. Em contrapartida, SoftBank caiu 9,9% e Tokyo Electric recuou 6,4%.
Em outros mercados da região, o índice Kospi, da Coreia do Sul, subiu 0,3%, fechando aos 3.857,78 pontos, impulsionado por empresas do setor eletrônico e de serviços públicos. A Samsung Electro-Mechanics teve alta de 6,9%, enquanto a Korea Electric Power avançou 6,8%.
Em Hong Kong, o Hang Seng terminou o pregão com valorização de 0,7%, a 25.894,55 pontos. Três empresas chinesas planejam captar até US$ 452,3 milhões por meio da venda de ações na bolsa local. A Ubtech Robotics, sediada em Shenzhen, busca levantar cerca de 3,12 bilhões de dólares de Hong Kong (aproximadamente US$ 400,9 milhões) para financiar possíveis fusões. Já a Lemo Services, especializada em equipamentos de massagem, e a Anhui Jinyan Kaolin New Material estão realizando ofertas públicas iniciais (IPOs) em Hong Kong.
Na China continental, o índice Xangai Composto subiu 0,9%, atingindo 3.870,02 pontos, enquanto o Shenzhen Composto avançou 1,4%, a 2.424,95 pontos. Em Taiwan, o Taiex registrou alta de 1,5%, fechando a 26.912,17 pontos.
Na Oceania, o S&P/ASX 200, da bolsa de Sydney, ganhou 0,4%, encerrando o dia aos 8.537,00 pontos.
Contato: [email protected]
* Com informações da Dow Jones Newswires