Rússia aguarda dos EUA versão do plano de Trump alinhada com Europa e Ucrânia, diz Lavrov
Chanceler russo afirma que Moscou espera proposta conjunta de Washington, Kiev e países europeus para avançar nas negociações de paz.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou nesta terça-feira (data não informada) que Moscou aguarda dos Estados Unidos uma versão consolidada do plano de paz proposto por Donald Trump, construída em conjunto com a Europa e a Ucrânia.
Segundo Lavrov, a expectativa russa é de que Washington, Kiev e os países europeus apresentem uma proposta unificada, capaz de impulsionar as negociações pelo fim do conflito.
O chanceler russo criticou as tentativas de manipulação em torno do plano: "Aqueles que tentam manipular o alvoroço sobre o plano para a Ucrânia buscam minar os esforços de Trump e deturpar suas propostas originais", declarou.
Lavrov também acusou o Ocidente de tentar reescrever o plano de Trump e sabotar o processo de paz. "O Ocidente repetidamente frustrou o progresso obtido nas negociações sobre a Ucrânia", afirmou.
Para o ministro, a situação poderá mudar caso sejam retiradas do plano as decisões tomadas na cúpula do Alasca. Ele ainda destacou que a Europa teve oportunidades para contribuir com um acordo, mas as desperdiçou: "A Europa falhou em todos os aspectos em suas ações desde 2014", concluiu Lavrov.
Por Sputnik Brasil