DIPLOMACIA INTERNACIONAL

Xi Jinping e Takaichi dialogam com Trump em meio a tensões entre China e Japão sobre Taiwan

Conversas telefônicas entre líderes destacam preocupações com Taiwan, alianças regionais e cooperação internacional

Publicado em 25/11/2025 às 07:32
Xi Jinping Reprodução

O presidente da China, Xi Jinping, afirmou que China e Estados Unidos devem ampliar áreas de cooperação e reduzir divergências para alcançar avanços mais positivos, criar novos espaços de colaboração e beneficiar tanto suas populações quanto o mundo. A declaração foi feita durante uma ligação nesta segunda-feira, 24, com o ex-presidente americano Donald Trump, conforme divulgado pela agência estatal chinesa Xinhua.

Durante a conversa, Xi Jinping detalhou a posição chinesa, enfatizando que a reincorporação de Taiwan a Pequim é parte fundamental da ordem internacional do pós-guerra. O líder chinês destacou ainda que, diante do atual cenário, é ainda mais crucial que ambos os países atuem juntos para preservar os resultados da Segunda Guerra Mundial.

A divulgação do diálogo ocorre paralelamente a uma ligação entre a primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, e Donald Trump. Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Japão, Takaichi conversou com Trump por telefone, a pedido dele. Os dois discutiram a aliança EUA-Japão, a situação na Ucrânia e as relações entre Estados Unidos e China. Takaichi ainda agradeceu a Trump pelo presente: uma mensagem manuscrita em um jornal que noticiava sua recente visita ao Japão.