COMÉRCIO EXTERIOR

Alckmin destaca próximos passos para excluir mais produtos do tarifaço dos EUA

Vice-presidente afirma que governo busca acelerar negociações para ampliar retirada de sobretaxas sobre exportações brasileiras

Publicado em 25/11/2025 às 10:01
Alckmin destaca próximos passos para excluir mais produtos do tarifaço dos EUA Reprodução

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, afirmou nesta terça-feira (25) que o governo pretende intensificar as negociações para retirar mais produtos do tarifaço imposto pelos Estados Unidos. Após a ordem executiva americana que eliminou a sobretaxa de 238 itens – incluindo produtos do agronegócio, como café, carne bovina e frutas –, Alckmin ressaltou que o próximo passo será ampliar a exclusão de produtos da lista tarifária.

Em participação por videoconferência no encontro empresarial promovido pela Amcham, Alckmin citou que máquinas, motores e alguns alimentos ainda enfrentam tarifas elevadas, chegando a 50% para ingressar no mercado norte-americano. "O trabalho vai ser continuar esse avanço nas negociações", afirmou o ministro.

Segundo Alckmin, com as reversões de tarifas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a fatia de produtos brasileiros sujeitos à tarifa de 50% caiu de 36% para 22% das exportações para os EUA. "O próximo passo é excluir mais produtos e reduzir a alíquota", reforçou.

O ministro destacou ainda que a orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é manter o diálogo e as negociações com os Estados Unidos. "Estamos avançando gradativamente e queremos acelerar esse processo", afirmou.

Para Alckmin, a retirada da sobretaxa sobre mais de 200 produtos, na semana passada, representou o maior avanço desde o início das negociações em torno do tarifaço. Ele voltou a enfatizar que não há justificativa para as tarifas impostas pelos EUA, uma vez que o país mantém superávit comercial no comércio bilateral e tem ampliado suas vendas ao Brasil.

O vice-presidente ressaltou que o trabalho para fortalecer o diálogo, a negociação e os investimentos recíprocos com os Estados Unidos é contínuo. Alckmin garantiu que irá redobrar os esforços nas negociações com o governo Trump.