ALERTA METEOROLÓGICO

Ciclone pode provocar chuva forte no litoral de SP e em outras áreas do Sudeste

Frente fria e ciclone subtropical elevam o risco de temporais e ressaca no Sudeste; previsão é de melhora gradual ainda nesta semana

Publicado em 25/11/2025 às 10:39
Ascom Semarh

O avanço de um ciclone subtropical, em conjunto com uma frente fria, provocou chuvas intensas no início desta semana em São Paulo, principalmente na faixa litorânea. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o acumulado de chuva em 24 horas, entre segunda-feira (24) e terça-feira (25), pode alcançar até 100 mm no litoral paulista e no sul do Rio de Janeiro.

Na manhã desta terça-feira (25), a capital paulista permanecia sob alerta laranja, indicando perigo de tempestade, conforme o Inmet. Os ventos fortes também motivaram a Marinha do Brasil a emitir um aviso de ressaca para o trecho entre Cananeia, no litoral sul, e Ilhabela, no litoral norte, válido das 21h de segunda-feira até as 21h desta terça-feira. As ondas podem chegar a picos de 2,5 a 3 metros.

De acordo com o Climatempo, os maiores volumes de chuva nesta terça-feira devem ser registrados no nordeste de Minas Gerais, incluindo o Vale do Rio Doce e o Vale do Jequitinhonha, além do Espírito Santo e do norte e noroeste do Rio de Janeiro. Esse cenário é resultado da formação, entre a noite de segunda-feira e a madrugada de terça, de uma frente fria e de um ciclone extratropical sobre o oceano, entre as costas de São Paulo e Rio de Janeiro.

No litoral paulista, ainda pode haver chuva moderada a forte, mas a tendência é de volumes menores do que os registrados no domingo (23) e na segunda-feira. Para a região metropolitana de São Paulo, a previsão é de nebulosidade e chuviscos, enquanto o interior do estado deve ter predomínio de sol e tempo seco.

Quando volta a esquentar?

A expectativa é que o sol volte a predominar no Sudeste ao longo da semana. Na quarta-feira (26), a maior parte da região terá tempo firme, com exceção do Rio de Janeiro, Espírito Santo e litoral de São Paulo, onde ainda pode ocorrer chuva fraca.

A partir de quinta-feira (27), as condições de chuva diminuem ainda mais, com retorno do sol e aumento gradual das temperaturas até o fim de semana. Os termômetros podem passar dos 30ºC nas tardes. "As madrugadas e o amanhecer serão com temperatura amena, mas as tardes ficam cada vez mais quentes", informou o Climatempo.