Trump condiciona encontro com Zelenski e Putin à conclusão de acordo de paz
Ex-presidente dos EUA afirma que só se reunirá com líderes de Ucrânia e Rússia quando negociações estiverem concluídas ou próximas do fim
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira, 25, que pretende se reunir em breve com o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, e com o líder russo, Vladimir Putin. No entanto, Trump condicionou o encontro à finalização ou à fase final do acordo de paz para encerrar o conflito entre os dois países.
"O plano de paz original de 28 pontos, elaborado pelos Estados Unidos, foi aprimorado com contribuições adicionais de ambos os lados, restando apenas alguns pontos de desacordo", escreveu o republicano em publicação na Truth Social.
Trump informou ainda que designou seu enviado especial, Steve Witkoff, para se reunir com Putin em Moscou. Simultaneamente, o secretário do Exército americano, Dan Driscoll, manterá encontros com representantes ucranianos.
"Serei informado sobre todo o progresso feito, junto com o vice-presidente JD Vance, o secretário de Estado Marco Rubio, o secretário de Guerra Pete Hegseth e a chefe de gabinete da Casa Branca, Susie Wiles", acrescentou Trump na postagem.