ECONOMIA GLOBAL

Trump pode anunciar novo presidente do Fed antes do Natal, afirma secretário do Tesouro

Scott Bessent revela que cinco nomes estão no páreo para substituir Jerome Powell e que decisão pode ser divulgada ainda este ano

Publicado em 25/11/2025 às 17:54
© Foto / Portal web de Donald Trump

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou nesta terça-feira (25), em entrevista à CNBC, que o presidente norte-americano, Donald Trump, pode anunciar o novo presidente do Federal Reserve (Fed) antes do Natal deste ano. O escolhido irá suceder Jerome Powell no comando do banco central do país. Segundo Bessent, cinco candidatos estão na disputa, e a última entrevista do segundo turno ocorre ainda hoje.

Bessent defendeu que é o momento de o Fed assumir um "papel secundário", limitando-se a definir a política monetária e a trabalhar em prol dos americanos.

Sobre o atual cenário dos juros, o secretário avaliou que os diretores do Fed tendem a reduzir as taxas na reunião de dezembro. Ele também destacou que o recente shutdown do governo impactou o Produto Interno Bruto (PIB) em 1,5%, o que representa uma perda de pelo menos US$ 11 bilhões.

Relações com a China

O secretário comentou ainda sobre as relações entre Estados Unidos e China, afirmando que os dois países "sempre serão rivais", o que considera natural. No entanto, Bessent ressaltou que ambos concordaram em cooperar pela paz durante a guerra na Ucrânia e podem colaborar em outras questões, sem entrar em detalhes.

"O presidente dos EUA, Donald Trump, fez uma ligação ao presidente chinês, Xi Jinping, 30 dias após o encontro entre ambos na Coreia do Sul", relatou. "A relação com a China está em um bom momento, mas a posição dos EUA sobre Taiwan permanece inalterada", acrescentou.

Bessent informou ainda que a China está cumprindo o cronograma para as compras de soja americana. Sobre a agenda diplomática, ele revelou que podem ocorrer até quatro encontros entre Trump e Xi no próximo ano, e que o republicano pode participar da Cúpula da Apec, em Shenzhen, prevista para novembro de 2026.