JUSTIÇA

Moraes comunica Câmara sobre perda do mandato de Ramagem

Ministro do STF determina que Mesa Diretora declare perda de mandato do deputado, condenado por participação em trama golpista

Publicado em 25/11/2025 às 20:05

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (25) que o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), seja comunicado oficialmente sobre a perda do mandato do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), atualmente foragido nos Estados Unidos.

Mais cedo, Moraes determinou a execução das penas impostas a Ramagem e a outros condenados por participação na chamada trama golpista.

Notícias relacionadas:

Ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Ramagem foi condenado a 16 anos, um mês e 15 dias de prisão por envolvimento na ação penal da trama golpista.

Em razão da condenação, o STF determinou que a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados declare a perda do mandato de Ramagem.

A decisão sobre a perda do mandato foi tomada em 11 de setembro, quando a Primeira Turma da Corte condenou os réus. Agora, a medida deverá ser cumprida.

"Oficie-se à presidência da Câmara dos Deputados sobre a perda do mandato parlamentar, o qual deverá ser declarada pela Mesa da Câmara dos Deputados, nos termos do artigo 55, III, e § 3º, da Constituição Federal", decidiu Moraes.

Fuga

Ramagem está foragido em Miami, nos Estados Unidos. Na semana passada, uma reportagem do site PlatôBR flagrou o deputado entrando em um condomínio na cidade norte-americana.

Durante as investigações, Ramagem foi proibido pelo ministro Alexandre de Moraes de deixar o país e teve de entregar todos os passaportes, nacionais e estrangeiros.

Após a descoberta da fuga, a Câmara informou que não foi comunicada sobre o afastamento do parlamentar do território nacional, nem autorizou qualquer missão oficial de Ramagem no exterior.

A Casa também informou que o deputado apresentou atestados médicos referentes aos períodos de 9 de setembro a 8 de outubro e de 13 de outubro a 12 de dezembro.