CONFLITO NO LESTE EUROPEU

Inverno pode ser usado como desculpa para iminente vitória russa na Ucrânia, avalia analista

Especialista aponta que o frio não deve ser visto como fator decisivo para o desfecho do conflito, mas destaca pressão internacional por acordo de paz

Publicado em 25/11/2025 às 21:03
© telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

Com a chegada do inverno no Hemisfério Norte, enquanto o Brasil enfrenta altas temperaturas típicas do verão, a Ucrânia se prepara para enfrentar o rigor do frio em meio ao prolongado conflito com a Rússia. Em entrevista à Sputnik Brasil, o analista internacional James Onnig afirmou que o inverno não pode ser usado como justificativa para uma possível vitória russa na chamada 'operação militar especial'.

"Isso me faz lembrar um mito, e é um mito muito sério, de que os nazistas perderam a guerra na Rússia para o frio. Sabe o que é isso? É uma explicação criada pelos capitalistas para tirar todo o mérito do Exército Vermelho, que foi lá e venceu os nazistas. O frio piora a situação, com certeza, mas ele não é o fator principal que pode acabar com uma guerra", explicou o especialista.

Onnig também destacou que a pressão internacional sobre o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, para aceitar um acordo de paz com a Rússia tem aumentado, especialmente diante do plano de 28 pontos apresentado pelos Estados Unidos. Segundo ele, o frio pode acelerar mudanças políticas em Kiev, já que cresce o clamor popular por aquecimento e segurança.

"Se Kiev não abrir mão do conflito e priorizar a população, será preciso fazer malabarismos para manter a indústria bélica ativa em meio à necessidade de aquecer os ucranianos", analisou Onnig.