Libra sobe antes de orçamento britânico; iene recua apesar de fala de premiê japonesa
Mercado monitora medidas fiscais no Reino Unido e postura do governo japonês sobre o câmbio, enquanto euro também se valoriza com avanços em negociações para a Ucrânia.
São Paulo, 26/11/2025 – A libra esterlina opera em alta frente ao dólar nesta quarta-feira, com investidores atentos à apresentação do orçamento de Outono do Reino Unido. O Deutsche Bank avalia que o pacote fiscal, comandado pela ministra das Finanças Rachel Reeves, pode ser histórico pelo aumento de impostos, estimando quase 35 bilhões de libras esterlinas em consolidação fiscal.
Segundo analistas do banco, o plano deve incluir a extensão do congelamento dos limites de isenção do imposto de renda, medidas voltadas à taxação da riqueza, ampliação da base de contribuições para a Previdência Social e uma série de impostos setoriais.
Enquanto isso, o dólar ganha força ante o iene, mesmo após a primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, afirmar que o governo tomará "medidas adequadas" no mercado de câmbio para conter oscilações. O euro também se valoriza, impulsionado por sinais de progresso em negociações para um acordo de apoio à Ucrânia.
Às 4h29 (de Brasília), a libra era negociada a US$ 1,3172, enquanto o euro avançava a US$ 1,1586. O dólar subia a 156,43 ienes. O índice DXY do dólar – que mede o desempenho da moeda americana frente a outras seis divisas relevantes – registrava alta de 0,03%, aos 99,69 pontos.
Contato: [email protected]