Semana de Prevenção a Acidentes de Trabalho reforça cultura de segurança no Hospital da Cidade
Ações inovadoras e foco no bem-estar dos colaboradores marcam a Sipat, promovendo ambiente mais seguro para profissionais e pacientes no Hospital da Cidade
No Hospital da Cidade (HC), primeiro hospital municipal da história de Maceió, a segurança dos trabalhadores é tratada como prioridade. Com esse compromisso, a Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (Sipat) reúne colaboradores e convidados em uma série de ações educativas e motivacionais, reforçando a importância de um ambiente seguro tanto para profissionais quanto para pacientes.
Clébia Karine, técnica de segurança do trabalho do HC, destaca que o objetivo central da semana é fortalecer a cultura de segurança no hospital. “É uma semana dedicada a reforçar a segurança do trabalhador aqui dentro do HC, um ambiente hospitalar, prezando a cultura de segurança do trabalho, a questão do bem-estar do nosso colaborador e não somente dele, mas também dos nossos pacientes”, afirma Clébia. Para ela, garantir o bem-estar físico e emocional dos colaboradores reflete diretamente na qualidade do atendimento aos pacientes. “Quando nosso colaborador está bem, lógico que ele vai cuidar muito bem do paciente”, complementa.
Embora a Sipat seja tradicionalmente associada ao uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a equipe do Hospital da Cidade foi além e propôs uma abordagem mais abrangente. “Sabemos que EPI é Equipamento de Proteção Individual, mas nosso pessoal utilizou de uma forma criativa o significado. A base é a questão do EPI em si, mas, na verdade, foi destrinchada para que espalhem a prevenção, promovam a segurança, incentivem o cuidado e a saúde”, explica Clébia.

A programação da Sipat inclui palestras e atividades diversas, com a participação de convidados especiais, como a técnica em segurança Luanna Gonçalves, que abordou a importância do autocuidado. “Prezar pelo corpo e mente também são atos de segurança. Se cuidar, se permitir ser cuidado e fazer além do que as normas pedem, esse é o lema”, ressaltou Luanna, reforçando que a saúde mental é tão fundamental quanto a física na prevenção de acidentes e no cuidado com os pacientes.
A Sipat do Hospital da Cidade contempla profissionais de todos os setores da instituição, desde a equipe assistencial até o corpo administrativo.
Administrado pelo Maceió Saúde, organização social sem fins lucrativos, o Hospital da Cidade tem se destacado pela gestão eficiente e pela adoção de boas práticas de governança e qualidade na assistência à saúde da população de Maceió.