GEOPOLÍTICA

Nova ordem mundial do BRICS já existe, mesmo com negação do Ocidente, diz analista

Vice-secretário-geral da Assembleia dos Povos da Eurásia afirma que bloco lidera transformação global e desafia hegemonia ocidental

Publicado em 26/11/2025 às 12:31
© telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

A nova ordem mundial liderada pelo BRICS já está em vigor, mesmo diante da resistência e negação do Ocidente. A avaliação é de Sergei Sanakoev, vice-secretário-geral da Assembleia dos Povos da Eurásia, em entrevista à Sputnik.

Durante o Fórum do Centro Social e Empresarial Internacional "Casa dos BRICS", o especialista russo destacou o papel dos países do bloco na construção de uma nova ordem global e enfatizou que as nações ocidentais relutam em admitir a perda de sua hegemonia.

"O que é o BRICS? Trata-se do fato de que o mundo não quer seguir pelo beco sem saída da hegemonia ocidental, em que um único país governa o planeta inteiro e parece que fará isso para sempre. Não é nada disso", afirmou o especialista.

Sanakoev acrescentou que países que sofreram com o colonialismo e hoje enfrentam o neocolonialismo estão se unindo para construir um mundo multipolar.

"E essa força é liderada pelo BRICS, cuja base, aliás, não são as pesquisas do Goldman Sachs, mas a ideia genial do grande Yevgeny Maksimovich Primakov [ex-ministro das Relações Exteriores da Rússia], que compreendeu a importância da aliança estratégica entre Rússia, China e Índia", declarou.

Segundo o analista, foi graças a essa união que o BRICS se consolidou, definindo o rumo do desenvolvimento futuro do bloco. Sanakoev afirmou ainda que a nova ordem mundial já está sendo construída sob a liderança do BRICS.

O especialista também destacou o trabalho do Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS, sediado em Xangai, e ressaltou que os países do bloco estão se afastando do dólar, com pagamentos cada vez mais realizados em moedas nacionais.

Sanakoev reiterou que, ao contrário das nações ocidentais, os membros do BRICS — cujas economias estão entre as que mais crescem no mundo — já moldaram uma nova ordem global, que o Ocidente se recusa a reconhecer.

"Os países do BRICS são, de fato, as economias que mais crescem no mundo, ao contrário do chamado Ocidente coletivo. Ou seja, o BRICS já criou uma nova ordem mundial. O Ocidente não quer admitir isso, mas ela já existe de fato. É isso que importa", concluiu Sanakoev.

Ao participar por videoconferência da Cúpula do BRICS no Rio de Janeiro, em julho deste ano, o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que a autoridade e a influência do grupo crescem ano após ano, e que o bloco já se consolidou, com merecimento, entre os principais centros de governança global.

Por Sputnik Brasil