VIOLÊNCIA URBANA

Menino de 12 anos é baleado na perna durante operação policial em escola no Rio

Estudante foi atingido no pátio da Escola Municipal Hélio Smidt, no Complexo da Maré, durante ação da Polícia Civil; três suspeitos morreram e armas foram apreendidas

Publicado em 26/11/2025 às 15:50

Um menino de 12 anos foi baleado na perna esquerda nesta quarta-feira (26) enquanto estava no pátio da Escola Municipal Hélio Smidt, localizada no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o estudante foi socorrido na Clínica da Família e, em seguida, encaminhado ao Hospital Getúlio Vargas. Ele está sob cuidados médicos e não corre risco de vida.

Segundo a Polícia Civil, a operação foi deflagrada após informações de inteligência indicarem movimentação de pessoas armadas na região, supostamente preparadas para atacar uma comunidade rival. A Subsecretaria de Inteligência (Ssinte) e a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) iniciaram uma ação emergencial para "evitar um confronto que poderia fazer diversas vítimas inocentes". No entanto, o comunicado oficial da polícia não mencionou o menino baleado.

Durante a operação, três pessoas apontadas como traficantes e responsáveis pela segurança de um líder de facção criminosa foram mortas pela polícia. Uma pessoa foi presa e foram apreendidos dois fuzis e pistolas.

O Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio) informou que a Linha Amarela, importante via expressa que liga a Zona Norte à Zona Oeste, teve interdições intermitentes nos dois sentidos ao longo do dia. O órgão recomendou que motoristas e passageiros redobrassem a atenção e, se possível, buscassem rotas alternativas. O COR-Rio também destacou que as forças policiais têm autonomia para fechar vias sem aviso prévio.

O Instituto Fogo Cruzado divulgou nas redes sociais que ao menos dois projéteis atingiram a janela de um prédio do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tiros também foram ouvidos no prédio do Centro de Tecnologia (CT), mas não há registro de feridos.

Rio de Janeiro (RJ), 26/12/2025 - Vidro quebrado de janela atingida por arma de fogo aonde menino foi baleado dentro de escola em operação policial no Rio de Janeiro. Foto: Fogo Cruzado/Divulgação

Vidro quebrado de janela atingida durante operação policial no Rio de Janeiro. Foto: Fogo Cruzado/Divulgação

Confira também notícias relacionadas: