IMUNIZAÇÃO EM FOCO

Saúde de Maceió reúne Comitê para fortalecer ações de vacinação

Iniciativa do Ministério da Saúde busca ampliar coberturas vacinais e combater doenças imunopreveníveis com atuação integrada de diversos setores

Publicado em 26/11/2025 às 14:05
Reunião do Comitê de Microplanejamento das Atividades de Vacinação. Ascom SMS

A Coordenação Técnica de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió promoveu, nesta quarta-feira (26), na Galeria de Artes do Cesmac (Farol), a primeira reunião do Comitê de Microplanejamento para acompanhamento das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (AVAQ). A iniciativa, criada pelo Ministério da Saúde, tem como objetivo resgatar as altas coberturas vacinais, além de erradicar, eliminar e controlar doenças imunopreveníveis.

O Comitê, de caráter institucional e multiprofissional, atua de forma educativa, técnica e mobilizadora, colaborando com políticas públicas para o planejamento e execução das estratégias de vacinação em Maceió.

Entre os membros, estão representantes de diversos setores técnicos da Saúde municipal, como Vigilância em Saúde, Transportes, Atenção Básica, Programa Saúde na Escola, além das Secretarias de Educação (Semed), Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) e Secretaria Extraordinária da Juventude e Lazer (SELJ).

Segundo Jéssica Soares, enfermeira da Coordenação Técnica de Imunização, a criação do Comitê é fundamental para que cada área contribua de forma conjunta e efetiva no planejamento das ações, ampliando o alcance das campanhas. “Com isso, vamos fortalecer e alinhar diretrizes para a melhoria contínua das coberturas vacinais em nosso município”, destacou.

Durante o encontro, foi apresentada a rede de Atenção de Maceió, incluindo as Unidades de Saúde, os Corujões da Saúde, que facilitam o acesso da população aos imunizantes, o programa Brota na Grota, que leva vacinação porta a porta, além dos agendamentos para vacinação em abrigos, idosos acamados e campanhas em escolas e instituições de saúde.

Também foi exposta a série histórica das coberturas vacinais, com destaque para o período a partir de 2016, especialmente durante a pandemia, quando houve queda nos índices devido ao avanço de movimentos antivacinas. A apresentação abordou ainda a retomada, prevista para 2025, de taxas mais satisfatórias e maior adesão da população às vacinas.

Ao final da reunião, os participantes participaram de uma dinâmica baseada na Matriz SWOT, elencando forças, oportunidades, fragilidades e ameaças de cada área técnica, com o objetivo de elaborar estratégias para enfrentar os desafios identificados.