Emprego recua levemente e preços sobem de forma moderada nos EUA, aponta Livro Bege do Fed
Relatório do Federal Reserve destaca redução discreta na demanda por trabalho e aumento moderado dos preços, com influência de tarifas e avanços em inteligência artificial.
O Livro Bege do Federal Reserve (Fed), divulgado nesta quarta-feira, 26, indica que o emprego nos Estados Unidos teve uma ligeira diminuição no período mais recente, com aproximadamente metade dos distritos registrando uma demanda de trabalho mais fraca.
De acordo com o documento, algumas empresas relataram que a inteligência artificial (IA) passou a substituir postos de trabalho de nível inicial, além de tornar os funcionários atuais mais produtivos, reduzindo a necessidade de novas contratações. "Os salários, em geral, cresceram em ritmo modesto; contudo, setores como manufatura, construção e saúde observaram uma pressão salarial mais moderada devido à oferta restrita de mão de obra", destacou o Fed.
No que diz respeito aos preços, o relatório aponta que houve uma elevação moderada durante o período analisado, impulsionada principalmente pelas pressões de custo nos setores de manufatura e varejo. Essas pressões refletem, em grande parte, aumentos induzidos por tarifas.
O banco central americano também registrou diversos relatos de compressão de margens ou dificuldades financeiras enfrentadas por empresas devido às taxas, embora tenha havido queda de preços em determinados materiais.
"Para os próximos meses, a maioria dos contatos prevê que as pressões de custo continuarão ascendentes, mas os planos para reajustes de preços no curto prazo permanecem variados", acrescentou o relatório.