RELAÇÕES INTERNACIONAIS

EUA podem não convidar África do Sul para eventos do G20 em 2026, aponta imprensa

Decisão inédita excluiria país africano das reuniões do grupo das maiores economias do mundo; Polônia pode ser chamada para ocupar a vaga

Por Sputinik Brasil Publicado em 26/11/2025 às 18:15
© AP Photo / Evan Vucci

A administração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não pretende convidar a África do Sul para os eventos do G20 que ocorrerão em solo norte-americano em 2026. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (26) pela CNN, que cita uma fonte familiarizada com o tema.

De acordo com a emissora, a exclusão da África do Sul das reuniões do grupo das maiores economias do mundo seria um movimento sem precedentes. Seria a primeira vez, em mais de duas décadas de existência do G20, que um país seria completamente afastado da participação.

A reportagem destaca ainda que os Estados Unidos boicotaram recentemente a cúpula do G20 realizada na África do Sul, no último fim de semana, devido a acusações — não comprovadas, segundo ressalta a CNN — de "genocídio de brancos" envolvendo autoridades sul-africanas.

Segundo a CNN, Washington planeja convidar a Polônia para participar da cúpula em nível elevado, uma vez que o governo polonês mantém relações próximas com Trump e busca integrar o grupo.

Após encontro com Trump em setembro, o líder polonês Karol Nawrocki afirmou ter recebido convite para a reunião, prevista para dezembro de 2026 no resort Doral, na Flórida, que pertence ao presidente norte-americano.

O porta-voz do presidente sul-africano, Vincent Magwenya, declarou à CNN que, em Pretória, "já ouviram essas suposições", mas que, "até que haja uma notificação oficial", consideram-nas especulativas. A emissora informou ainda ter solicitado esclarecimentos à Casa Branca e ao Departamento de Estado.