DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Codevasf promove troca de saberes sobre programa Irrigar para Desenvolver

Por Ascom Codevasf Publicado em 26/11/2025 às 19:03
Divulgação/Codevasf

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou nesta semana o encontro “Troca de Saberes”, no qual foram compartilhadas informações, conhecimentos e experiências sobre o programa Irrigar para Desenvolver. O evento teve o objetivo de promover um ambiente de integração das diretorias da Codevasf com as ações do programa e seus atores diretos, visando o fortalecimento da cadeia da agricultura irrigada em prol do desenvolvimento regional em pontos estratégicos do país.

Nascido de uma experiência de sucesso da Codevasf no Nordeste Goiano, mais especificamente no município de Flores de Goiás, em 2022, o programa Irrigar para Desenvolver disponibiliza, incentiva e fomenta a produção das famílias da região, contribuindo para a redução das desigualdades por meio do fortalecimento da agricultura irrigada.

No primeiro ano de operação, em 2024, dez famílias foram beneficiadas pela iniciativa, que conta com parceiros profissionais e especialistas da Emater-GO (assistência técnica), Embrapa (capacitação) e Goiás Fomento (custeio agrícola).

No segundo ano, em 2025, 50 famílias foram assistidas pelo programa. A expectativa é de que esse número salte para 200 famílias em 2026. Os frutos desse empreendimento têm rendido resultados positivos com a produção de 34 toneladas por hectare de maracujá no município. Produtores da região também trabalham com o cultivo de manga, fruta de manejo longo.

“Esse encontro serviu para unir as expectativas de quem já foi selecionado, quem já tem a sinalização de recurso ou o projeto prospectado, e ouvir também o outro lado, de quem já foi beneficiado e teve seus percalços. A gente soma experiências, conhecimentos, dificuldades e ouve as questões de cada um para tentar atender da melhor forma o agricultor familiar”, destacou a diretora da Área de Irrigação e Operações da Companhia, Alessandra Cristina Rossin.

Experiências e expectativas compartilhadas

Experiências e expectativas compartilhadas fizeram parte do primeiro painel do encontro, que contou com o depoimento dos agricultores pioneiros de Flores de Goiás e do Distrito Federal. Após o encontro, houve assinatura de acordo de cooperação técnica entre a Codevasf, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

Uma das lideranças dos agricultores de Flores de Goiás, Luciana Neves de Sousa, destacou que entre as oportunidades oferecidas pelo programa estão a segurança e a elevação da autoestima dos envolvidos na iniciativa. “Temos o sonho de morar na terra e viver bem lá, e essa parceria nos permite desenvolver sem ter que sair de casa, sem ter que deixar nosso lugar”, relatou.

Para a agricultora e representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) da Comunidade Gabriela Monteiro, localizada em Brazlândia, no Distrito Federal, Viviane Silva, a presença do poder público na região por meio da Codevasf dá mais segurança aos produtores locais. Segundo ela, o programa de irrigação vai chegar na região como um importante elemento transformador.

“Nossa expectativa é grande. Para a Codevasf chegar à nossa comunidade foi um processo e queremos que cada vez mais políticas públicas como essa alcancem mais famílias”, elogiou. “Fico pensando como serão nossas vidas depois desse sistema; um projeto de irrigação impacta grandemente as comunidades, mudando a forma como esses alimentos vão chegar na mesa das pessoas”, vislumbra.

Sinergia institucional e políticas públicas

Também fizeram parte da mesa agricultores e líderes rurais de cidades com forte potencial de irrigação e em que o programa Irrigar para Desenvolver pode ser uma realidade no futuro, como Serra do Ramalho (BA), Buritis (MG) e Nina Rodrigues (MA). “É um programa que tem potencial enorme. Falar de irrigação é ter estrutura para produzir, e isso traz soberania e dignidade para nós”, comentou Leidiane Souza, agricultora do município mineiro.

Representantes dos parceiros institucionais do programa realizado em Flores de Goiás, como a Embrapa Cerrados, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa-GO), Incra e MDA, além da prefeitura do município, fecharam a segunda mesa. “A Embrapa tem orgulho de participar desse programa nesta parceria complementar e com sinergia entre os envolvidos, no sentido de melhorar, de desenvolver boa política pública que impacta a vida das pessoas”, frisou o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Cerrados, Fábio Faleiros.

Palestras

A segunda etapa do encontro contou com duas palestras. Na primeira, ministrada pela assessora da Área de Irrigação e Operações da Codevasf, Andréa Sousa, houve apresentação detalhada do programa, que pode se expandir para outras unidades da federação, como DF, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Alagoas e Mato Grosso.

A segunda palestra foi sobre agricultura irrigada, conduzida pelo professor e pesquisador da Embrapa Cerrados Lineu Neiva Rodrigues, que na ocasião lançou um livro sobre o tema. “O Brasil é um dos poucos países no mundo com capacidade de aumentar a produção de alimento de forma sustentável. Não precisamos de muito para desenvolver a agricultura irrigada de forma sustentável, mas com certeza precisamos de dados e de planejamento”, frisou.