Indústria paulista projeta queda de 6,3% nas vendas de fim de ano, aponta Fiesp
Levantamento revela pessimismo entre empresários do setor, com apenas 21% esperando melhora nas vendas em relação a 2023
A indústria paulista demonstra pessimismo em relação ao desempenho das vendas neste fim de ano. De acordo com levantamento da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), 43,5% das empresas do setor preveem vendas mais fracas do que as registradas no mesmo período do ano passado.
Para 35,4% dos empresários, as vendas devem repetir o resultado do fim de 2023, enquanto apenas 21,1% acreditam em uma melhora no desempenho. Em média, a expectativa é de uma queda de 6,3% nas vendas de fim de ano em comparação ao ano anterior.
O levantamento foi realizado pelo departamento de economia da Fiesp entre os dias 3 e 14 de novembro, com a participação de 336 indústrias de transformação de diferentes portes em todo o Estado.
A pesquisa também aponta que 20,2% das empresas do setor dependem das vendas de fim de ano para quitar o pagamento do décimo terceiro salário dos funcionários. Por outro lado, a maioria, 65,8%, já fez a provisão dos recursos necessários para essa obrigação.