EUA orientam aliados ocidentais a restringir imigração em massa, diz jornal
Documento interno revela que diplomatas americanos foram instruídos a pressionar países como Canadá, Austrália e nações europeias a adotar políticas mais rígidas contra imigração em larga escala
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, determinou que diplomatas norte-americanos pressionem países ocidentais para limitar a imigração em massa. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (26) pelo jornal New York Times, que cita um documento interno do Departamento de Estado.
Segundo a publicação, o Departamento de Estado já havia sinalizado que a imigração em larga escala representa uma ameaça à civilização ocidental e compromete a estabilidade de aliados estratégicos dos EUA.
"O secretário de Estado Marco Rubio ordenou que diplomatas americanos na Europa, Canadá, Austrália e Nova Zelândia pressionem os governos locais para limitar grande parte da imigração e relatem casos em que autoridades demonstrem apoio excessivo a imigrantes", afirma a reportagem.
De acordo com o jornal, os diplomatas foram orientados a destacar, junto aos governos estrangeiros, atividades criminosas supostamente atribuídas a imigrantes, bem como o impacto negativo desses episódios na coesão social e na segurança. A publicação acrescenta que as autoridades americanas deverão produzir relatórios sobre crimes e avaliar como cada país lida com a questão.
O documento aponta que o objetivo das medidas é fortalecer “o apoio dos governos anfitriões e partes interessadas à necessidade de focar o problema e reformar políticas relacionadas à criminalidade entre imigrantes, à proteção da soberania nacional e à garantia da segurança das comunidades locais”.
Por Sputnik Brasil