Tentamos aprimorar a reforma tributária, focando em investidores e produtores, afirma presidente da CMO
Efraim Filho destaca necessidade de reduzir burocracia e garantir segurança jurídica para investimentos durante evento em Paris
O presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), senador Efraim Filho (União-PB), afirmou nesta quinta-feira, 27, que o objetivo é aprimorar significativamente a reforma tributária, considerando especialmente as perspectivas de investidores e produtores. "A gente pretende melhorar bastante. Como eu disse, olhar pelo lado de quem investe, olhar pelo lado de quem produz", declarou durante o evento Lide Brasil França Fórum, em Paris. Para o senador, o modelo atual ainda mantém o Brasil entre os países com maior burocracia no sistema tributário.
Efraim Filho também destacou que 90% da matriz energética brasileira é renovável e ressaltou o papel do Congresso em aprovar um marco legal que proporcione segurança jurídica para novos investimentos. O parlamentar chamou atenção para o Redata, que, segundo ele, ainda é um "elefante na sala" a ser enfrentado, já que o custo da energia e a pegada de carbono continuam sendo obstáculos para o desenvolvimento dos data centers no país.
Ao final, o presidente da CMO fez uma analogia: "O 14 Bis precisou dos céus de Paris para poder decolar e mostrar ao mundo a nossa capacidade de inovação. Talvez agora, não nos céus de Paris, mas nos solos do Brasil, possamos fazer a diferença para que essa parceria entre França e Brasil avance", afirmou.
*A repórter viajou a convite do Lide