Rússia revisa proposta inicial dos EUA para conflito ucraniano, diz Putin
Presidente russo afirma que plano americano pode servir de base para acordo futuro, mas destaca importância da via diplomática
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta quinta-feira (27) que o país revisou o plano inicial apresentado pelos Estados Unidos sobre o conflito ucraniano. Segundo Putin, não havia um projeto de acordo formal, mas sim uma série de questões sugeridas para discussão.
De acordo com o líder russo, as propostas foram recebidas após uma reunião entre representantes dos EUA e da Ucrânia, realizada em Genebra. Putin destacou ainda que o plano dos EUA pode, eventualmente, servir como base para um acordo futuro.
O presidente ressaltou, no entanto, que qualquer proposta, como a defendida pelo ex-presidente Donald Trump, deve ser implementada por meio de vias diplomáticas.
Putin também classificou como "absurdas e mentirosas" as declarações de países ocidentais sobre um possível ataque russo à Europa. "Se necessário, a Rússia está pronta para garantir que não pretende atacar a Europa", concluiu.