Drones russos inovadores neutralizam milhares de alvos na Ucrânia, afirma Rostec
Estatal russa destaca eficácia de cerca de dez modelos avançados de drones de reconhecimento e ataque em operações militares, incluindo equipamentos do consórcio Kalashnikov.
Cerca de dez modelos de drones de reconhecimento e ataque de alta tecnologia, desenvolvidos pelas fábricas da estatal russa Rostec, estão em uso pelas forças russas na zona da operação militar especial na Ucrânia. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (27) pelo serviço de imprensa da empresa.
A Rostec ressaltou que sua linha de drones abrange equipamentos de diferentes classes e configurações, variando de modelos de asa fixa a híbridos com decolagem e pouso vertical, todos fabricados com tecnologias modernas, incluindo manufatura aditiva.
“As empresas da Rostec desenvolveram e produzem em série uma ampla gama de sistemas não tripulados, com variados tamanhos e finalidades. Apenas na zona da operação militar especial, são empregados com sucesso cerca de dez tipos de drones militares, tanto de reconhecimento quanto de ataque”, destacou a publicação.
Entre os equipamentos citados estão sistemas já conhecidos, como os drones kamikaze Kub e os drones de reconhecimento SKAT 350M, ambos produzidos pelo consórcio Kalashnikov, que, segundo a empresa, têm demonstrado alta eficácia em situações reais de combate.
Com o suporte desses drones, as tropas russas já neutralizaram milhares de alvos inimigos, incluindo posições estratégicas para a capacidade de combate das forças ucranianas.
A Rostec também mencionou dados do Ministério da Defesa da Rússia, segundo os quais os drones SKAT 350M identificam regularmente, na zona de operações, pontos de fogo e posições das Forças Armadas da Ucrânia, inclusive alvos camuflados, locais de deslocamento temporário, equipamentos e artilharia.
Os alvos detectados são, posteriormente, atingidos por artilharia, drones de ataque, mísseis ou ataques aéreos.
Além disso, a corporação destacou o desenvolvimento dos drones Granat-4 pelo Kalashnikov, projetados para realizar reconhecimento aéreo 24 horas por dia e fornecer coordenadas precisas para a identificação de alvos.
Já a empresa russa Shvabe, também ligada à Rostec, fabrica drones interceptadores capazes de neutralizar mini-drones hostis com eficiência.
“A corporação estatal fabrica seus próprios controladores, motores, materiais compostos, sensores ópticos, complexos de monitoramento inteligentes, sistemas de identificação amigo-inimigo, fibra óptica e muito mais”, conclui a publicação.