CRISE INTERNACIONAL

Putin afirma que acordo com a Ucrânia é inviável no momento por questões legais

Presidente russo diz que negociações de paz são 'legalmente impossíveis' diante da atual liderança ucraniana e defende que temas como Crimeia e Donbas estejam na pauta com os EUA

Publicado em 27/11/2025 às 12:23
Reprodução / internet

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou nesta quinta-feira, 27, durante coletiva de imprensa, que deseja alcançar um acordo de paz com a Ucrânia futuramente, mas considera isso "legalmente impossível agora". Segundo Putin, é "inútil" assinar qualquer documento com a liderança atual de Kiev, devido às dúvidas sobre a legitimidade do presidente ucraniano, Volodmir Zelenski.

"Algumas pessoas exigem que a luta continue até que o último ucraniano morra, e a Rússia está preparada para isso", afirmou o líder russo.

Putin também destacou que questões como a situação da Crimeia e da região de Donbas devem integrar as conversas entre Rússia e Estados Unidos, ao lado de temas como controle de armas e estabilidade estratégica em testes nucleares.

Sobre a Europa, o presidente russo advertiu que a apreensão de ativos russos pode ter impactos negativos para o sistema financeiro global.