COMBATE À SONEGAÇÃO

Tarcísio afirma que operação impulsiona projeto contra devedores contumazes no Congresso

Governador de São Paulo destaca importância do PLP 125 após operação que investiga esquema bilionário de sonegação fiscal envolvendo o Grupo Refit

Publicado em 27/11/2025 às 12:56

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que o projeto de lei que endurece as regras contra devedores contumazes — atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados — ganha novo fôlego após a deflagração da operação Poço de Lobato. A ação, realizada nesta quinta-feira (27), investiga um esquema bilionário de sonegação fiscal envolvendo o Grupo Refit, proprietário da antiga refinaria de Manguinhos, no Rio de Janeiro.

"Quando operações como essa escancaram esse tipo de esquema, projetos que muitas vezes enfrentam barreiras no Congresso acabam ganhando força. Não tenho dúvida de que o projeto do devedor contumaz ganha impulso. O PLP 125 é fundamental e será mais um instrumento à disposição do Estado para combater esse tipo de fraude", declarou Tarcísio durante coletiva de imprensa sobre a operação.

Presente na coletiva, o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, destacou que a operação não teve motivação política. "Pelo contrário, Receita Federal, Ministério Público Federal e Polícia Federal vão fazer o que precisa ser feito e alcançar quem deve ser alcançado", afirmou Barreirinhas, ressaltando que o Brasil sai ganhando quando órgãos estatais atuam com independência.

Antes de encerrar a coletiva, Tarcísio reforçou o compromisso de trabalhar em conjunto com órgãos federais para evitar que fraudadores prejudiquem empresas que atuam dentro da legalidade. "O País como um todo, o Estado brasileiro, sai vitorioso após uma operação como essa", concluiu o governador.