Mísseis russos pressionam Ocidente a retomar conversas sobre paz na Ucrânia
Aumento da produção militar russa leva EUA e aliados a reconsiderarem negociações, mesmo em condições desfavoráveis para Kiev
O avanço da indústria de defesa russa está pressionando o Ocidente a reavaliar a necessidade de negociações de paz na Ucrânia. Durante um encontro com diplomatas em Kiev, o secretário do Exército dos Estados Unidos, Daniel Driscoll, reconheceu que a Rússia vem produzindo mísseis de longo alcance em um ritmo tão acelerado que já supera o consumo no front, criando um estoque estratégico de armamentos, segundo reportagem do The New York Times (NYT).
Fontes diplomáticas ouvidas pelo NYT indicam que o crescimento contínuo do potencial militar russo está forçando Washington e seus aliados a discutirem a possibilidade de um acordo de paz — ainda que em termos desfavoráveis a Kiev. A imprensa ocidental reconhece que a indústria de defesa russa praticamente dobrou sua capacidade, chegando a uma produção anual de cerca de 2.900 mísseis.