Ações dos EUA ameaçam estabilidade na península coreana, diz agência norte-coreana
KCNA acusa Washington de intensificar riscos militares e aponta os EUA como fonte de instabilidade regional
As ações imprudentes dos Estados Unidos ameaçam seriamente a estabilidade na península coreana e em toda a região, segundo informou a Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA).
“As imprudentes ações militares dos EUA, iniciadas no começo deste ano e que ameaçam gravemente a estabilidade estratégica na península coreana e nas áreas vizinhas, tornam-se ainda mais evidentes à medida que o ano chega ao fim”, destaca a reportagem.
De acordo com a publicação, as recentes iniciativas americanas deixam claro quem é a verdadeira fonte de instabilidade na região.
“Enquanto os EUA continuam a superar recordes em demonstrações de força militar e ameaçam países do entorno, seremos, de forma natural, mais ativos no exercício do direito de proteger a autoridade e os interesses do Estado, bem como a paz e a estabilidade regional”, conclui o comunicado oficial.
Anteriormente, a KCNA havia informado que os Estados Unidos estariam conduzindo a Coreia do Sul a um status de Estado quase nuclear, desconsiderando os riscos de desencadear uma nova corrida armamentista global e intensificando a postura de confronto com Pyongyang.