MERCADO INTERNACIONAL

Pulso de mercado: Petróleo avança após Putin descartar acordo imediato e investidores aguardam decisão da Opep+

Cotações do petróleo sobem com declarações de Putin sobre impasse na Ucrânia e expectativa de manutenção da produção pela Opep+ no início de 2026.

Por Patricia Lara Publicado em 28/11/2025 às 05:03
Reprodução

Os contratos futuros do petróleo operam em alta nesta sexta-feira, impulsionados por fatores geopolíticos e expectativas do mercado. Na quinta-feira, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que busca um acordo de paz com a Ucrânia em algum momento, mas ressaltou que isso é "legalmente impossível agora".

Além do cenário político, os preços da commodity também recebem suporte da perspectiva de que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) deve manter inalterados os atuais níveis de produção no primeiro trimestre de 2026, conforme sinalizado nas decisões tomadas no início de novembro.

Por volta das 4h59 (horário de Brasília), o petróleo WTI para janeiro registrava alta de 0,22%, sendo negociado a US$ 59,08 o barril na New York Mercantile Exchange (Nymex). Já o Brent para fevereiro avançava 0,73%, cotado a US$ 63,08 o barril na Intercontinental Exchange de Londres (ICE).

Contato: [email protected]