Bolsas europeias operam próximas da estabilidade; Londres e Paris buscam alta
Sessão é marcada por baixa liquidez devido ao feriado nos EUA e apresenta oscilações leves nas principais praças do continente.
São Paulo, 28/11/2025 – As principais bolsas europeias operam próximas da estabilidade nesta sexta-feira, com leves baixas em Frankfurt, enquanto Londres e Paris tentam sustentar ganhos discretos. A sessão, que encerra o mês de novembro, segue impactada pela baixa liquidez, reflexo do pregão mais curto em Wall Street após o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, ocorrido ontem.
Por volta das 7h25 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 registrava leve queda de 0,01%, aos 574,14 pontos. No mesmo horário, a Bolsa de Londres avançava 0,12%, enquanto Paris subia 0,11%. Em Frankfurt, o recuo era de 0,06%. Já o mercado de Milão caía 0,09% e Lisboa apontava baixa de 0,46%.
Em Frankfurt, as ações da Deutsche Borse lideravam os ganhos do índice DAX, com alta de 1,8%, mesmo em um dia marcado por uma falha técnica que afetou as negociações na plataforma da americana CME. Por outro lado, Daimler Truck (-1,7%) e RheinMetall (-1,11%) puxavam o índice para baixo. O setor varejista apresentava desempenho misto: Adidas recuava 0,14%, enquanto Zalando revertia perdas e subia 0,2%. Dados divulgados mostraram queda nas vendas do varejo alemão, contrariando expectativas do mercado.
As ações da Puma recuavam 1,9%, após dispararem 19% na véspera, impulsionadas pela notícia de que a Anta Sports, empresa listada em Hong Kong, avalia uma oferta pela companhia alemã de produtos esportivos, segundo informações da Bloomberg.
Em Londres, os papéis da London Stock Exchange subiam 0,5%. Já a Fresnillo avançava 1,32%, mantendo ritmo positivo diante das projeções favoráveis para os preços do ouro e da prata. Por sua vez, a WPP recuava 0,4% e deve perder seu lugar no índice FTSE 100, após mais de 27 anos no grupo de elite do Reino Unido, conforme resultados indicativos da FTSE Russell. A WPP, dona de agências como Ogilvy e VML, deve ser substituída pela British Land, especializada em instalações comerciais e campi empresariais em Londres e em todo o país.
Além dos dados do varejo alemão, o PIB final da França confirmou crescimento de 0,5% no terceiro trimestre, em linha com o indicador preliminar divulgado anteriormente.
Contato: [email protected]
*Com informações da Dow Jones Newswires