ECONOMIA INTERNACIONAL

Varejo dos EUA testa se Black Friday ganhará impulso extra das festas de fim de ano

Comércio americano aposta em promoções para reverter queda na confiança do consumidor e superar desafios como inflação e tarifas

Publicado em 28/11/2025 às 09:29
Black Friday Reprodução

Os varejistas dos Estados Unidos aguardam para saber se a Black Friday deste ano receberá um impulso adicional devido às festas de fim de ano. As tradicionais corridas aos shoppings logo após a ceia de Ação de Graças perderam força com o avanço das compras online e o início antecipado dos descontos. Ainda assim, a data permanece como o dia de maior movimento nas lojas e marca o início não oficial da temporada de compras natalinas.

O evento acontece em meio à recente queda da confiança do consumidor, motivada pelo fechamento do governo, contratações fracas e inflação persistente, segundo o Conference Board. Executivos do setor varejista observam que os consumidores estão mais criteriosos e focados em promoções, mas continuam dispostos a gastar em ocasiões importantes — comportamento que tende a estimular o consumo neste período.

Neste ano, o setor também enfrentou a volatilidade das tarifas impostas pelo governo Trump, que impactaram especialmente categorias como brinquedos, itens para bebês, artigos domésticos e equipamentos esportivos. De acordo com a Circana, 40% dos produtos gerais vendidos em setembro registraram aumento de pelo menos 5% nos preços.

Apesar dos desafios, shoppings e analistas relatam um impulso sólido no varejo. No Mall of America, o fluxo recente de consumidores superou os níveis pré-pandemia. As vendas online também cresceram: entre 1º e 23 de novembro, consumidores gastaram US$ 79,7 bilhões, um aumento de 7,5% em relação a 2023, conforme dados da Adobe Analytics. O Mastercard SpendingPulse projeta crescimento de 3,6% nas vendas até 24 de dezembro.

Segundo a Adobe, o Dia de Ação de Graças apresentou os melhores descontos em artigos esportivos, enquanto a Black Friday deve oferecer as melhores ofertas em TVs, brinquedos e eletrodomésticos. Já a Cyber Monday promete ser o melhor momento para adquirir roupas e computadores, com abatimentos previstos de até 25%.

Fonte: Associated Press

Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação da Broadcast