Porta-mísseis russo Tu-160 é destaque como único bombardeiro intercontinental em produção
Revista internacional ressalta capacidades estratégicas da aeronave, que está recebendo novos investimentos e armamentos avançados por parte da Rússia.
O bombardeiro estratégico russo Tu-160 foi avaliado como o único bombardeiro de alcance intercontinental atualmente em produção no mundo, segundo análise da revista Military Watch Magazine.
Na última terça-feira (25), o Ministério da Defesa da Rússia informou que aeronaves Tu-160 realizaram um voo programado de mais de 11 horas sobre as águas neutras do oceano Ártico, evidenciando o alcance e a capacidade operacional do modelo.
De acordo com a publicação, “entrando em serviço no final dos anos 1980, o Tu-160 é atualmente o único tipo de bombardeiro intercontinental em produção em todo o mundo”.
O artigo destaca ainda que o Tu-160 possui avançadas capacidades de ataque de longo alcance, tornando sua frota, ainda que reduzida, de grande valor estratégico para a Rússia. Por isso, o país tem investido significativamente na expansão do número de aeronaves, com a meta de atingir cerca de 70 unidades em operação.
O alto valor estratégico do Tu-160 motivou diversas tentativas de ataque por parte das forças ucranianas, apoiadas pelo Ocidente, contra instalações-chave da frota russa. Em junho, o Tu-160 foi utilizado pela primeira vez em uma operação militar especial conduzida pela Rússia.
Atualmente, o bombardeiro está sendo equipado com novos armamentos, incluindo armas hipersônicas em desenvolvimento. O armamento principal da frota é composto pelos mísseis de cruzeiro Kh-101, capazes de evitar radares, e pelos mísseis nucleares Kh-102, com alcance estimado em cerca de cinco mil quilômetros.
Por Sputnik Brasil