INDÚSTRIA DE SEMICONDUTORES

Nexperia pede retomada de fornecimento de chips por unidade na China

Empresa alerta para risco de paralisação na cadeia automotiva e cobra diálogo após impasse envolvendo governos da Holanda e da China

Publicado em 28/11/2025 às 13:29
China CC BY-SA 2.0 / AK Rockefeller / China Indusry

A Nexperia solicitou que sua unidade na China restabeleça imediatamente o fornecimento de semicondutores essenciais à indústria automotiva, alertando para o risco de paralisações iminentes no setor. Em carta aberta, a empresa afirmou não ter recebido resposta significativa da operação chinesa, mesmo após diversas tentativas de diálogo, e cobrou ações urgentes para recuperar a previsibilidade nas entregas.

No documento, a Nexperia detalha que buscou reabrir o diálogo por diferentes canais — ligações, e-mails, propostas de reuniões e comunicações formais exigindo o cumprimento de obrigações contratuais. Também propôs a retomada de negociações estruturadas, incluindo a possibilidade de mediação por um terceiro neutro, além de listar medidas para restaurar a cadeia de fornecimento, como a recuperação de fluxos regulares de produção, reforço da governança operacional e alinhamento de processos internos às diretrizes da matriz.

A controladora chinesa Wingtech Technology respondeu solicitando negociações sobre o controle da Nexperia e atribuiu à intervenção do governo holandês, ocorrida em setembro, a responsabilidade por “instabilidade e desordem” na cadeia global de semicondutores. Segundo a Wingtech, sem uma solução para o impasse, será “impossível” restabelecer a normalidade, o que pode forçar ajustes na produção e entrega para montadoras e aumentar o risco de rupturas em setores como a automação industrial.

O governo holandês assumiu o controle da Nexperia com o argumento de proteger “conhecimento tecnológico” considerado estratégico para a segurança econômica europeia, após alertas dos Estados Unidos sobre possíveis restrições caso a empresa permanecesse sob controle chinês. Em resposta, Pequim impôs controles de exportação em 4 de outubro, bloqueando a saída de determinados produtos da Nexperia China. Uma reunião entre Donald Trump e Xi Jinping ajudou a aliviar as tensões, e o governo holandês suspendeu recentemente a ordem de intervenção, permitindo a retomada das exportações no início deste mês.

Com informações da Dow Jones Newswires