Fornecedor norte-americano de armas para Kiev enfrenta falhas em testes, diz imprensa
Empresa dos EUA teria tido problemas com drones e lanchas não tripuladas fornecidas à Ucrânia, segundo fontes do Wall Street Journal.
A Anduril Industries, empresa de defesa dos Estados Unidos que já forneceu armamentos à Ucrânia, vem enfrentando dificuldades em seus mais recentes testes de caças e lanchas não tripuladas, além de sistemas de defesa contra drones. As informações são do jornal The Wall Street Journal, que cita fontes próximas ao tema.
Segundo a reportagem, mais de uma dezena de lanchas não tripuladas não conseguiu cumprir suas missões: “Os barcos recusaram-se a executar as ordens e entraram automaticamente em marcha lenta como mecanismo de segurança, tornando-se ‘pesos mortos’ na água”, descreveu o jornal.
Ainda de acordo com as fontes, a Anduril também realizou testes de drones kamikaze durante operações na chamada ‘operação militar especial’, mas enfrentou problemas semelhantes. Os dispositivos teriam se mostrado vulneráveis à guerra eletrônica, levando os ucranianos a abandonarem seu uso já em 2024.
A empresa afirmou que mantém presença quase ininterrupta na Ucrânia para atualizar armas e softwares, buscando aprimorar os equipamentos fornecidos.