CRISE POLÍTICA NA UCRÂNIA

Medvedev chama Zelenski de 'palhaço de Kiev' e prevê colapso do governo ucraniano

Vice-chefe do Conselho de Segurança da Rússia intensifica ataques após saída do chefe de gabinete de Zelenski; presidente ucraniano anuncia reformulação em meio à pressão internacional

Publicado em 28/11/2025 às 16:37
Dmitry Medvedev, ex-presidente e atual vice-chefe do Conselho de Segurança da Rússia Reprodução

Dmitry Medvedev, ex-presidente e atual vice-chefe do Conselho de Segurança da Rússia, intensificou as críticas à liderança da Ucrânia em nova publicação feita nesta sexta-feira, 28, na rede social X. As declarações ocorrem em meio à turbulência política provocada pela renúncia de Andrii Yermak, chefe de gabinete de Volodimir Zelenski.

Em tom contundente, Medvedev afirmou que "o governo corrupto ao redor do palhaço de Kiev", em referência ao presidente ucraniano, "desmoronou". Segundo ele, Zelenski "pode ainda estar sentado em seu gabinete, expelindo cocaína do nariz, mas não será ele quem assinará o tratado de paz" para encerrar o conflito entre Rússia e Ucrânia.

O aliado do presidente russo, Vladimir Putin, também classificou Zelenski como "ilegítimo" e declarou que "o colapso de seu sistema é inevitável".

Os comentários de Medvedev vêm após o anúncio da saída de Yermak, considerado o aliado mais próximo de Zelenski e principal articulador das negociações com os Estados Unidos. Recentemente, escritórios e residência de Yermak foram alvo de buscas por agências anticorrupção.

Em pronunciamento, Zelenski afirmou que está "reformulando" seu gabinete presidencial em um momento de forte pressão internacional, especialmente de Washington, para avançar em um acordo de paz quase quatro anos após o início da invasão russa.

O presidente ucraniano informou ainda que iniciará consultas para a escolha de um novo chefe de gabinete e já indicou uma nova equipe para conduzir a próxima rodada de negociações com os EUA.