INDICAÇÃO AO SUPREMO

Ministros do STF evitam disputa entre Lula e Alcolumbre enquanto Messias articula adiamento de sabatina

Indicado por Lula ao STF, Jorge Messias enfrenta resistência de Davi Alcolumbre no Senado e tenta adiar sabatina decisiva na CCJ.

Publicado em 28/11/2025 às 17:10
© Foto / Valter Campanato / Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou, há pouco mais de uma semana, o advogado-geral da União, Jorge Messias, para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) deixada por Luís Roberto Barroso. No entanto, a indicação do petista enfrenta obstáculos no Congresso.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), tem se posicionado fortemente contra a indicação de Messias, já que sua preferência era pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para o cargo.

Segundo a coluna da jornalista Mônica Bergamo, publicada na Folha de S.Paulo, ministros do STF avaliam que a disputa entre Alcolumbre e Lula é uma batalha política da qual o Judiciário não deve participar.

Além da frustração pela não indicação de Pacheco, os ministros enxergam uma disputa de poder entre Executivo e Legislativo, especialmente em um cenário pré-eleitoral, no qual Lula desponta como favorito para um quarto mandato.

Ainda de acordo com a coluna, ministros como André Mendonça, Cristiano Zanin, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Kassio Nunes dialogaram com parlamentares e ressaltaram que o currículo de Messias é compatível com a vaga no STF.

Nos bastidores do Senado, Messias tem buscado apoio suficiente para garantir sua aprovação. Segundo reportagem do Estadão, o advogado-geral pediu a senadores que tentem convencer Alcolumbre, que até o momento se recusa a recebê-lo para uma conversa.

O Estadão também informa que, de acordo com um senador que preferiu não se identificar, Messias tenta adiar a sabatina, que será conduzida pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Otto Alencar (PSD-BA).

Apesar de sinais de otimismo quanto à aprovação, Messias teria confidenciado a senadores que o impasse entre Alcolumbre e o governo Lula acaba prejudicando sua candidatura, embora ele não tenha relação direta com a crise.

A sabatina de Jorge Messias está marcada para o próximo dia 10.

Por Sputinik Brasil