Ahfip amplia representatividade com seis novos hospitais filantrópicos associados em 2025
Associação dos Hospitais Filantrópicos Privados passa a reunir 12 grandes instituições, fortalecendo a atuação em gestão, pesquisa e atendimento em todo o Brasil.
Fundada em 2024 para oferecer suporte aos hospitais filantrópicos privados, a Associação dos Hospitais Filantrópicos Privados (Ahfip) registrou a adesão de seis novas instituições em 2025: Sabará Hospital Infantil, Hospital Santa Izabel, São Camilo, AACD, Hospital Nipo-Brasileiro e a Rede Santa Catarina. Em novembro, destacaram-se as entradas da Rede Santa Catarina e do Hospital Nipo-Brasileiro.
Com essas novas associadas, a Ahfip passa a representar 12 dos principais hospitais filantrópicos do país, que, juntos, somam 6.272 leitos — sendo 1.229 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) —, mais de 2,5 milhões de atendimentos anuais em pronto-atendimento e um acervo de mais de 3.000 publicações científicas nacionais e internacionais, produzidas por um corpo clínico altamente qualificado.
A entrada dessas instituições reforça o propósito da Ahfip de promover o compartilhamento de conhecimento, disseminar pesquisas e incentivar boas práticas de gestão hospitalar, ampliando ainda mais a relevância do setor filantrópico na saúde brasileira.