Revitalização do Mirante Santa Terezinha alcança metade do cronograma
Projeto contempla parque infantil, deck de madeira, iluminação em LED e recuperação do guarda-corpo
As obras de revitalização do tradicional Mirante Santa Terezinha, localizado no bairro Farol, atingiram 50% de avanço físico. Os serviços estão sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), com projeto idealizado pelo Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental (Iplam).
Com área total de 2.956,11 m², o empreendimento receberá marcopiso, parque infantil, deck de madeira, paisagismo, iluminação em LED e a recuperação do guarda-corpo. O local proporciona uma vista privilegiada, permitindo observar as lagoas Mundaú e Manguaba, além de prédios históricos do Centro da cidade.
O Mirante Santa Terezinha integra a Rota dos Mirantes – Eixo Histórico, iniciativa da Prefeitura de Maceió que busca resgatar sete mirantes situados entre o Farol e o Centro, região marcada por importantes marcos da formação urbana da capital alagoana.
O objetivo do projeto é valorizar a paisagem natural e urbana do município, promovendo o turismo sustentável e a valorização cultural desses espaços públicos.
“A Rota dos Mirantes tem muito a contar e mostrar sobre a história de Maceió. O resgate desses espaços é fundamental para preservar a memória do nosso patrimônio histórico-cultural, incentivando o uso coletivo e consciente desses locais de lazer e contemplação”, destaca o vice-prefeito e titular da Seminfra, Rodrigo Cunha.
Além do Santa Terezinha, a Rota dos Mirantes é composta pelos miradouros São Gonçalo, Dom Ranulpho, Ambrósio Lyra, Parque Gonçalves Lêdo, Dom Antônio Brandão e Mirante do Cortiço. Dentre eles, o Dom Antônio Brandão, conhecido como Mirante do Marista, já foi totalmente revitalizado e entregue à população em outubro.