AVIAÇÃO COMERCIAL

Atualização de software no Airbus A320 provoca atrasos e cancelamentos em voos globais

Companhias aéreas correm para corrigir falha que pode ter causado queda de altitude em aeronave; medida gera impactos em voos na Ásia, Europa e EUA, especialmente no movimentado fim de semana do feriado de Ação de Graças.

Publicado em 29/11/2025 às 11:52
Reprodução

Companhias aéreas ao redor do mundo intensificaram esforços neste sábado (29) para corrigir uma falha de software em aeronaves Airbus A320, após investigações apontarem que o problema pode ter contribuído para uma queda repentina de altitude em um voo da JetBlue no mês passado.

A atualização emergencial paralisou temporariamente aeronaves na Ásia e na Europa, e ameaça comprometer voos nos Estados Unidos durante o fim de semana mais movimentado do ano, devido ao feriado de Ação de Graças.

A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) se uniu à Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) ao exigir que as companhias aéreas implementem a nova atualização de software. Mais de 500 aeronaves registradas nos EUA serão afetadas pela medida.

A EASA alertou que a correção pode gerar "interrupções de curto prazo" nos horários de voos. No Japão, a All Nippon Airways, que opera mais de 30 aeronaves do modelo, cancelou 65 voos domésticos neste sábado, e não descarta novos cancelamentos no domingo.

Nos Estados Unidos, a American Airlines informou que possui cerca de 480 aviões da família A320, dos quais 209 necessitam da atualização. "A correção deve levar cerca de duas horas para muitas aeronaves", afirmou a companhia, que espera atrasos, mas trabalha para limitar os cancelamentos.

Em publicação na rede social X, a Air India informou que seus engenheiros já concluíram a atualização em mais de 40% das aeronaves afetadas e garantiu que não houve cancelamentos até o momento.

A Delta prevê que menos de 50 aeronaves A321neo de sua frota serão impactadas, enquanto a United afirmou que seis aviões precisarão da atualização, esperando apenas pequenas interrupções em alguns voos. Já a Hawaiian Airlines declarou não ter sido afetada pelo problema.