TENSÃO INTERNACIONAL

Aviões militares dos EUA patrulham espaço aéreo próximo à Venezuela, revela mídia

Washington Post aponta patrulhamento quase contínuo de aeronaves americanas na região; Caracas denuncia provocação e violação de acordos internacionais

Publicado em 29/11/2025 às 13:27
© AP Photo / Sargento da equipe Heather Ley / Força Aérea dos EUA / Handout

Aviões militares dos Estados Unidos realizam patrulhas quase contínuas no espaço aéreo internacional próximo à Venezuela, segundo reportagem publicada neste sábado (29) pelo jornal Washington Post, que cita uma autoridade norte-americana.

"A aviação militar já realiza patrulhas praticamente constantes no espaço aéreo internacional nas proximidades da Venezuela", destaca a publicação.

Mais cedo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recomendou que todas as companhias aéreas considerem o espaço aéreo sobre a Venezuela e em seu entorno como fechado.

O governo norte-americano justifica a presença militar no mar do Caribe como parte de uma estratégia de combate ao narcotráfico. Nos últimos dois meses, forças dos EUA foram empregadas repetidamente para destruir embarcações que, segundo eles, transportavam drogas nas proximidades da costa venezuelana.

Na última quinta-feira (27), veículos de imprensa norte-americanos informaram que as Forças Armadas dos EUA avaliam opções para realizar ataques contra narcotraficantes dentro do território venezuelano. Em paralelo, Trump chegou a afirmar que os dias do presidente Nicolás Maduro à frente da Venezuela estariam contados, mas garantiu que os Estados Unidos não planejam uma guerra contra o país.

Em Caracas, as ações foram classificadas como uma provocação destinada a desestabilizar a região e uma violação de acordos internacionais sobre o status desmilitarizado e livre de armas nucleares do Caribe.

Por Sputnik Brasil