SEGURANÇA PÚBLICA

Quem era o integrante da Sintonia Final do PCC morto pela Rota em SP

Carlos Alves Vieira, conhecido como 'Ferrugem', foi morto em confronto com a polícia durante operação em Itaquaquecetuba; ele era apontado como liderança do PCC e tinha histórico de crimes graves.

Publicado em 29/11/2025 às 17:21
Polícia Militar Reprodução / Agência Brasil

Carlos Alves Vieira, de 48 anos, integrante da Sintonia Final do Primeiro Comando da Capital (PCC) e conhecido como "Ferrugem", foi morto em um tiroteio com policiais da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) na tarde desta sexta-feira, 28, em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo.

De acordo com a Polícia Militar e a Secretaria da Segurança Pública (SSP), equipes do 1.º Batalhão de Policiamento de Choque realizavam diligências após informações de inteligência indicarem que Ferrugem transportava drogas na região. O suspeito foi localizado por volta das 17h30, conduzindo um Toyota Corolla pela Estrada de Santa Isabel, nas proximidades da Rua Carmo da Mata.

No momento da abordagem, segundo os agentes, o homem reagiu, iniciando uma troca de tiros. Ele foi baleado e morreu no local, mesmo após atendimento do SAMU. Nenhum policial ficou ferido.

Durante a ação, foram apreendidos 10 tabletes de maconha, duas armas de fogo e uma quantia em dinheiro. Conforme a PM, Ferrugem tinha histórico de envolvimento com lavagem de dinheiro, tráfico internacional de drogas e crimes violentos.

O caso foi registrado como morte decorrente de intervenção policial na Delegacia de Itaquaquecetuba. As investigações prosseguem sob responsabilidade da Polícia Civil.